Error message
User warning: The following module is missing from the file system:
imagcache_actions. For information about how to fix this, see
the documentation page. in
_drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line
1143 of
/home/fpop/public_html/includes/bootstrap.inc).
Planificar uma festa é sinónimo de trabalho árduo, trabalho esse que quase passa como invisível para quem dela desfruta. Uma festa popular, de modo a ter sucesso, necessita que os responsáveis pela mesma sejam organizados, realistas (em relação à gestão do orçamento, por exemplo), trabalhadores e motivados.
Portugal é pródigo em festas populares, feiras e romarias. Um pouco por todas as regiões portuguesas se celebram festas anuais e o Minho não é exceção. A seguir vamos ficar a conhecer 10 festas populares da região do Minho.
Durante 9 dias Estarreja está em festa, as Festas de Sto António, da Cidade e do Município. Estes dias são pautados por as mais várias atividades culturais, desde concertos, marchas, gastronomia regional, desporto, desfiles.
E a Praça Francisco Barbosa é o local de eleição de encontro e convívio.
As festas de São João em Braga realizam-se anualmente e marcam uma temporada de muita folia e diversão.
Podem observar-se ao longo da Avenida da Liberdade, várias barraquinhas que vendem as mais variadas coisas, desde roupa, brinquedos, calçado, perfumes...Não podemos esquecer as habituais roulotes de farturas, algodão doce e as famosas Bifanas do "Zé das Caldas"- um deleite!!!
Estas festividades são pautadas por um conjuntos de eventos como concertos, grupos de cabeçudos, desfiles e tantas outras atividades.
As comemorações dos Santos Populares de Sesimbra decorrem entre 6 e 30 de junho. São pautadas por marchas e bailes populares, ao longo das várias ruas e largos da vila.
Uma das mais bonitas características destas festividades, são as ruas ornamentadas pelos moradores e associações locais.
As marchas começam na Quinta do Conde, no dia 22 e prosseguem nos dias 23 e 30, em Sesimbra.
Como se já não fosse o bastante, ainda há a Mostra de Caldeiradas, que envolve a parceria de diversos restaurantes do município. Não há como faltar!!
As festas de Lisboa realizam-se de 31 de Maio a 30 de Junho e trazem à cidade, uma temporada de grande alegria e diversão!
Os festejos realizam-se em várias zonas, tais como o Rossio, Terreiro do Paço, Castelo de São Jorge.
Entre exposições, concertos, concursos e desfiles não há como parar, sem dúvida um convite à boa-disposição!
A feira repete-se todos anos. Os visitantes já a consideram como uma marca da região. Uma prova de que a tradição ainda é o que era, e que chega a todos, dos mais novos aos seniores.
Falamos da Feira de São Bernardo, na sede do Concelho de Alcobaça, que decorre de 20 (dia em que se comemora o Feriado Municipal) a 26 de Agosto, no já habitual espaço MercoAlcobaça. A abertura oficial está marcada para as 14h30, do dia 20.
Realizado apenas de quatro em quatro anos (as próximas edições serão em 2011, 2015, 2019, etc.), a Festa dos Tabuleiros, na cidade templária de Tomar, é uma festividade sem igual.
Ao longo de uma semana, tradicionalmente no fim de Junho ou início de Julho, vários eventos animam a cidade e atraem muitos milhares de visitantes, ainda para mais pelo facto de este evento apenas se realizar com esta reduzida periodicidade.
As Festas do Divino Espírito Santo realizam-se um pouco por todo o arquipélago dos Açores, variando nos seus pormenores de ilha para ilha, de freguesia para freguesia. Comum é o entusiasmo dos açorianos nesta divertida e colorida festa popular.
Especial destaque para as tradicionais largadas de touros nas ruas das freguesias, que proporcionam atribulados e hilariantes momentos.
A Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres encontra-se centrada no Convento de Nossa Senhora da Esperança, no qual se encontra depositada a imagem votiva, e que desfila em peregrinação no 5º Domingo após a Páscoa.
Destino de peregrinação de milhares de açorianos (e não só), trata-se do principal evento religioso do ano no arquipélago dos Açores e, por arrasto, a sua principal festa popular.
Páginas