Error message

  • User warning: The following module is missing from the file system: imagcache_actions. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/fpop/public_html/includes/bootstrap.inc).
  • Notice: Undefined property: stdClass::$comment_count in comment_node_page_additions() (line 728 of /home/fpop/public_html/modules/comment/comment.module).

Romaria de S. Bartolomeu do Mar

A 24 de Agosto, na freguesia de Mar, concelho de Esposende, não se espante se vir milhares de pessoas a 'furar' as ondas do mar: não se trata da habitual ida à praia no Verão, mas o celebrar de uma tradição com vários séculos!

Trata-se da Romaria de São Bartolomeu do Mar, santo padroeiro da freguesia, que tem o seu ponto alto no seguinte ritual: as crianças e os seus pais deverão dar três voltas à Igreja transportando um 'pito' (nome local para o frango) preto; em seguida, deverão passar também três vezes por baixo do andor e, em seguida, rumar à praia para 'furar' as ondas em número ímpar: o 'banho santo'.

O caminho entre a Igreja e a praia - cerca de 2 quilómetros - tornou-se um verdadeiro percurso alegórico, com centenas de figurantes e reconstituições bíblicas.

Data: 
Terça, 24/08/2010
Quarta, 24/08/2011
Sexta, 24/08/2012
Duração da Festa: 
1
História da Festa: 

A tradição tem origem na lenda que seria em 24 de Agosto que o diabo andaria à solta, o que explica o ritual para o afugentar. O 'Banho Santo' remonta ao séc. XVI!

País: 
Localização: 

Freguesia de Mar, Esposende Esposende
Portugal
41° 34' 40.1844" N, 8° 47' 17.844" W