Error message

  • User warning: The following module is missing from the file system: imagcache_actions. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/fpop/public_html/includes/bootstrap.inc).
  • Notice: Undefined property: stdClass::$comment_count in comment_node_page_additions() (line 728 of /home/fpop/public_html/modules/comment/comment.module).

Romaria de Nossa Senhora da Agonia

Considerada a Rainha das Romarias, as festas da Nossa Senhora da Agonia realizam-se no fim-de-semana entre 15 e 25 de Agosto em Viana do Castelo, onde a tradição e o folclore minhoto são pano de fundo para uma das principais festas populares do Norte de Portugal.

A Romaria engloba vários eventos espalhados um pouco por toda a cidade, desde concertos, exposições, feiras, desfiles, cortejos e arraiais, na melhor tradição minhota.

Entre eles, merecem destaque a Festa do Traje e o Cortejo Etnográfico, um enorme desfilar das famosas Noivas de Viana e restantes elementos característicos. As Revistas de Gigantones e Cabeçudos são também motivo de atracção turística, e a procissão da Senhora d'Agonia (que passa também pelo mar), juntamente com a Solene Concelebração Eucarística, constituem o principal momento religioso da Romaria.

Nos últimos anos, as festas têm sido complementadas com a interessantíssima Exposição/Feira de Artesanato, com a presença de várias dezenas de artesãos da região que mostram um pouco do melhor que o Alto Minho tem para oferecer.

Festeja-se em: 
Fim de semana entre 15 e 25 de Agosto
Data: 
Sexta, 20/08/2010
Sábado, 20/08/2011
Segunda, 20/08/2012
Duração da Festa: 
5
História da Festa: 

Tradicionalmente associada ao mar, seus perigos e tragédias, a Romaria da Nossa Senhora d'Agonia celebra-se desde meados do séc. XVIII.

País: 
Localização: 

Viana do Castelo Viana do Castelo
Portugal
41° 42' 4.9644" N, 8° 50' 5.046" W