Festa dos Tabuleiros

Realizado apenas de quatro em quatro anos (as próximas edições serão em 2011, 2015, 2019, etc.), a Festa dos Tabuleiros, na cidade templária de Tomar, é uma festividade sem igual.
Ao longo de uma semana, tradicionalmente no fim de Junho ou início de Julho, vários eventos animam a cidade e atraem muitos milhares de visitantes, ainda para mais pelo facto de este evento apenas se realizar com esta reduzida periodicidade.
O Grande Cortejo é o momento principal, no qual são exibidos 16 tabuleiros ornamentais, carregados por raparigas, representando cada uma das 16 freguesias do concelho. Apesar da decoração dos tabuleiros variar, alguns elementos são obrigatórios: o tabuleiro terá que ter a altura da rapariga que o leva, e ser decorado com flores de papel, espigas de trigo e 30 põaes de 400 gramas - alguns dos tabuleiros chegam a pesar 20kg!
O Cortejo dos Rapazes, das Coroas e o do Mordomo são outros eventos obrigatórios, nesta singular e imperdível festa.
A Festa dos Tabuleiros está ligada às Festas do Divino Espírito Santo, que remontam aos tempos de D. Dinis. Os tabuleiros em si estão relacionados com o costume ancestral de oferta de colheitas (transportados nos ditos tabuleiros) às divindades.