Error message

  • User warning: The following module is missing from the file system: imagcache_actions. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/fpop/public_html/includes/bootstrap.inc).
  • Notice: Undefined property: stdClass::$comment_count in comment_node_page_additions() (line 728 of /home/fpop/public_html/modules/comment/comment.module).

Festa dos Tabuleiros

Realizado apenas de quatro em quatro anos (as próximas edições serão em 2011, 2015, 2019, etc.), a Festa dos Tabuleiros, na cidade templária de Tomar, é uma festividade sem igual.

Ao longo de uma semana, tradicionalmente no fim de Junho ou início de Julho, vários eventos animam a cidade e atraem muitos milhares de visitantes, ainda para mais pelo facto de este evento apenas se realizar com esta reduzida periodicidade.

O Grande Cortejo é o momento principal, no qual são exibidos 16 tabuleiros ornamentais, carregados por raparigas, representando cada uma das 16 freguesias do concelho. Apesar da decoração dos tabuleiros variar, alguns elementos são obrigatórios: o tabuleiro terá que ter a altura da rapariga que o leva, e ser decorado com flores de papel, espigas de trigo e 30 põaes de 400 gramas - alguns dos tabuleiros chegam a pesar 20kg!

O Cortejo dos Rapazes, das Coroas e o do Mordomo são outros eventos obrigatórios, nesta singular e imperdível festa.

Festeja-se em: 
De quatro em quatro anos
Data: 
Quinta, 02/06/2011
Duração da Festa: 
7
História da Festa: 

A Festa dos Tabuleiros está ligada às Festas do Divino Espírito Santo, que remontam aos tempos de D. Dinis. Os tabuleiros em si estão relacionados com o costume ancestral de oferta de colheitas (transportados nos ditos tabuleiros) às divindades.

País: 
Localização: 

Tomar Tomar
Portugal
39° 36' 5.3892" N, 8° 24' 56.8944" W