Error message

  • User warning: The following module is missing from the file system: imagcache_actions. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/fpop/public_html/includes/bootstrap.inc).
  • Notice: Undefined property: stdClass::$comment_count in comment_node_page_additions() (line 728 of /home/fpop/public_html/modules/comment/comment.module).

Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres

A Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres encontra-se centrada no Convento de Nossa Senhora da Esperança, no qual se encontra depositada a imagem votiva, e que desfila em peregrinação no 5º Domingo após a Páscoa.

Destino de peregrinação de milhares de açorianos (e não só), trata-se do principal evento religioso do ano no arquipélago dos Açores e, por arrasto, a sua principal festa popular.

Festeja-se em: 
5º Domingo após a Páscoa
Data: 
Domingo, 09/05/2010
Domingo, 29/05/2011
Domingo, 13/05/2012
Duração da Festa: 
4
História da Festa: 

A origem da procissão, que é o centro da Festa, remonta ao ano de 1700, quando os Açores foram fustigados por violentos e intermináveis terramotos. Fruto do desespero, a população levou a Imagem do Santo Cristo em procissão pelas ruas da cidade, desde o Mosteiro da Esperança e passando por todas as Igrejas.

A imagem, representando o Ecce Homo, foi oferecida pelo Papa às religiosas que a ele se deslocaram para o lavrar da bula que estabeleceu a comunidade do Convento da Caloura, no séc. XVI.

País: 
Localização: 

Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, Açores Ponta Delgada
Portugal
37° 44' 32.2152" N, 25° 40' 6.384" W