Error message

  • User warning: The following module is missing from the file system: imagcache_actions. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/fpop/public_html/includes/bootstrap.inc).
  • Notice: Undefined property: stdClass::$comment_count in comment_node_page_additions() (line 728 of /home/fpop/public_html/modules/comment/comment.module).

Festa das Cruzes

A Festa das Cruzes é a primeira grande romaria do norte de Portugal, realizada no início de Maio na histórica cidade de Barcelos, que é também o maior município de Portugal (em número de freguesias).

O nome provém do principal momento deste evento, a Procissão Maior, onde a cruz paroquial de 86 das 89 freguesias do concelho desfila, juntamente com carros alegóricos, bandas filarmónicas, "Zés P'reiras" e muitos outros elementos do folclóricos da região.

Data: 
Segunda, 03/05/2010
Terça, 03/05/2011
Quinta, 03/05/2012
Duração da Festa: 
5
História da Festa: 

Reza a lenda que às 9 da manhã do dia 20 de Dezembro de 1504, o sapateiro João Pires passava no campo da feira quando viu uma cruz negra. Interpretando-a como sinal divino, depressa alertou a população, fazendo crescer o fenómeno. O local tornou-se destino de peregrinação (ainda para mais fazendo parte do Caminho de Santiago), originando em princípios do séc. XVII a construção da Igreja do Senhor da Cruz, principal centro das Festas das Cruzes.

País: 
Localização: 

Barcelos Barcelos
Portugal
41° 31' 54.1056" N, 8° 37' 9.3648" W