Error message

User warning: The following module is missing from the file system: imagcache_actions. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/fpop/public_html/includes/bootstrap.inc).

Como organizar uma festa popular de sucesso

Planificar uma festa é sinónimo de trabalho árduo, trabalho esse que quase passa como invisível para quem dela desfruta. Uma festa popular, de modo a ter sucesso, necessita que os responsáveis pela mesma sejam organizados, realistas (em relação à gestão do orçamento, por exemplo), trabalhadores e motivados. Existem diversos tipos de festas populares, como as de São João ou Santo António, entre outras, cada qual com os seus próprios requisitos, mas com alguns pontos convergentes no que diz respeito à organização. Saiba como organizar uma festa popular de sucesso e faça dela um evento marcante e memorável.

Definir data e localização do evento

Dependendo do motivo pelo qual está a pensar planear a sua festa popular, deverá encontrar a data e localização ideais para que a festa seja um sucesso. Tenha em atenção as diversas variáveis, como se a festa decorrerá num espaço interior ou exterior – com atenção à estação do ano e condições atmosféricas – e se a festa converge com um outro acontecimento que poderá toldar a adesão à mesma.

Reservar o espaço e tratar de licenças e patrocínios

Há também que reservar o espaço com antecedência, não sem antes visitá-lo e verificar se este tem todas as condições necessárias para a festa popular em questão. Investigue junto das entidades responsáveis se o referido espaço tem todas as licenças necessárias para a realização da festa. Poderá, também, investigar se a sua festa poderá beneficiar de patrocínios e trabalhar no sentido de os conseguir.

Planear a alimentação ou snacks da festa popular

A alimentação é um ponto importante em qualquer evento. Seja através de catering, cozinha rápida na hora ou snacks, deverá perceber qual ou quais os tipos de serviços alimentares que poderá ou deverá ter disponível na sua festa popular. O menu deverá ser adequado ao tipo de festa de que se trata e, claro, poderá optar por mais do que um tipo de serviço alimentar dependendo do tamanho do evento.

Planear o serviço de bebidas para a festa popular

Tal como é necessário que haja um bom serviço de alimentos, a vertente das bebidas também é importante. Avalie as opções adequadas, averigue se o melhor é ter uma ou mais zonas de bar ou se deverá recorrer a bartenders e empregados que circulem a servir comida e bebida.

Planear e reservar a animação para a festa

É sempre agradável existir um músico ou uma banda numa festa popular, pelo menos é isso que acontece nas festas populares da região do Minho. Além disso, poderá ponderar outros tipos de animação, como bailarinos ou karaoke. Cabe a si descobrir o que terá potencial para fazer a sua festa popular memorável.

Planear soluções para possíveis falhas

De modo a que consiga resolver quaisquer problemas que surjam, faça uma lista de tudo o que poderá faltar ou correr de maneira menos boa e encontre soluções para que não o tenha que fazer sob pressão na altura da sua festa popular.

Convidar o público-alvo a comparecer no evento

Resta então publicitar a festa e convidar quem deverá marcar presença. Existem diversos meios de comunicação, pelo que deverá ponderar quais os adequados à festa popular que planeou.

Falámos, portanto, em organização de eventos nas suas diversas vertentes: planificação, comida, bebida, animação, cobertura em caso de erros e divulgação. São estes os pontos principais para que a sua festa popular corra da melhor forma, mas existem outros a ter em conta, pelo que por vezes é necessário recorrer-se a um planificador de eventos profissional. Todavia, com estes 7 passos terá a sua festa preparada. Não se esqueça de adaptar estes pontos ao evento que pretende e verá que a sua festa popular será um sucesso!